
"If the doors of perception were cleansed everything would appear to man as it is, infinite" (...)
("Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito" )
William Blake
Na vida muitas são as vezes em que mal preparados, por falta de atenção, ou até por negligência damos por nós (devido às inúmeras preocupações com que nos assalta o quotidiano), a dar o flanco e com isso vemo-nos a ficar esquecidos e somos repentinamente engolidos pelo denominado fenómeno da mediania dos tempos.
De facto, a sociedade em que vivemos, persiste no mesmo erro ou seja:
"Levar ao colo determinadas realidades de facto", que sem provas dadas apenas consubstanciam a pequenês da nossa vil e decadente sociedade portuguesa.
Todos os dias nos deparamos com o enaltecimento do que é supérfluo, do que é banal e toldados pelo erro que nos é incutido por uma comunicação social cada vez mais parcial, por vezes esquecemos o maior dogma universal:
"Não é por querermos fazer dos outros parvos, e por estes se deixarem andar, que significa que não consigamos olhar mais além!!!!!"
Ideologias clubísticas á parte (obrigado Nandinho Seara por mais esta expressão enriquecedora que trouxeste para o meu enfraquecido léxico), ouso hoje, dia 9 de Novembro do inaúdito ano de 2010, traçar um paralelismo entre a sociedade e o fenómeno desportivo, que muito nos engrandece, enobrece e que tem o condão de no final de uma semana de trabalho e de pressão exercida pelos empregadores deste país, nos fazer soltar O GRITO DE REVOLTA apaixonado, exactamente porque nos identificamos com um determinado clube, partido ou afins!!!!
Assim, deixem-me inebriar-vos com este singelo pensamento, que de forma muy alegre apreendi numa conferência ministrada pelo Grande GURÚ JR., que habita o gélido centro norte do sopé da montanha, e que tal como eu, busca de forma incessante e anelante o muy belo e onírico PALÁCIO DA VENTURA, que de tão utópico que é, não deixa de ser um sonho que faz o mundo pular e avançar....
Precisamente e quase um ano volvido, uma equipa de futebol, que de forma carinhosa é apelidada de papoilas saltitantes, montou um esquema, que de tão bem montado que foi (quase semelhante aos filmes encenados por António Pedro Vasconcelos), atirou para uma caverna bem escura um SUPER-HEROI, dos tempos que correm.
Preso por grilhões, e permanecendo na escuridão durante 23 jogos consecutivos, poder-se-ia pensar, que tal como nessa grande obra da literatura, «Fédon de Platão», este SUPER-HERÓI CONTEMPORÂNEO , não conseguisse tolerar os primeiros raios de luz quando colocado finalmente em liberdade e pudesse fazer aquilo que mais gosta, que mais não é que esmagar os seus adversários que recorrem a técnicas ílicitas.
Porque geralmente quem está longe do epicentro deste fenómeno, vulgo INCRÍVEL HULK, consegue ver e sentir melhor a dor que tu deveras sentiste, e o ultrage engendrado por aqueles que temem o poder dos SUPER-HERÓIS , sinto-me habilitado para afirmar, que se por um lado te atiraram bem fundo nos túneis escuros da perdição e com isso deixaste de ver e de tolerar a LUZ, por outro lado tiveste tempo para pensar, para te encheres de fúria, e optaste por não fazer aquilo que é mais fácil para todos nós, ou seja, DESISTIR.
Quando somos maus, não temos ideias, nos falta criatividade e poder de inovação (por exemplo ir buscar um jogador à Segunda Divisão Japonesa), e vivemos assoberbados por tão grande inveja, sentimos o impulso de prejudicar os outros que nos ameaçam, arranjando formas sub-reptícias (como faz o governo) de prejudicar aqueles que realmente trabalham e têm mérito nas suas grandes conquistas. A essa «gentinha», que gravita em torno da palavra pequeno, não interessa quem se deita abaixo ou quem se vai prejudicar. Interessa isso sim, atingir os objectivos de qualquer forma, pisando, esmagando e atirando para os TÚNEIS DA PERDIÇÃO, aqueles que de facto são melhores do que nós, geralmente secundados pelo 4.º poder do Estado, «os media», sempre considerados como bicharocos peçonhentos, menos quando servem os nossos propósitos (Benfica como te deves rever nesta muy vil descrição).....
Deste modo, e tal como sucede em todos os sectores da nossa "esbelta" sociedade, inexiste por vezes, ou quase sempre, a capacidade de mudarmos algo que pensamos estar errado pelas nossas próprias mãos.
É por isso que o desporto insere em si mesmo a possibilidade de nos fazer sonhar, acreditar e perceber por vezes o «the real meaning» da palavra justiça.
Quando aprisionado, através dessa muy vil figura apelidada de «Túneis da Nossa Perdição», e na eminência de ver o seu espirito amputado (unica situação para a qual ainda não existe prótese) pelos seus inimigos (Ricardo Costa, Liga de Clubes e afins), eis que sucede exactamente o inverso do outrora pretendido, na medida em que, apesar de uma satisfação momentânea sentida pelos super-vilões no dia 9 do faustoso mês de Maio, por lapso, votou-se ao esquecimento uma figura, que preso por grilhões e alimentando-se de raiva acumulada, aguardava pacientemente na escuridão dos Túneis, pela possibilidade de em campo esmagar aqueles que o aprisionaram.
Deste modo, ouso afirmar que nunca, jamais em tempo algum, uma alcunha foi tão feliz e tão correctamente aplicada. Tal como na vida, também nas histórias de Banda Desenhada, BD para os amigos, o Incrível Hulk se revela/explode, quando injustamente aprisionado e perseguido por aqueles que apenas o querem impedir de fazer o seu trabalho, pugnar pela justiça e esmagar os super-vilões.
Assim, meu caro, não porque fica bem nesta construção frásica, mas porque verdadeiramente o és e serás ainda mais quando deste país à beira-mar plantado te quiserem levar, deixa-me dizer-te que:
" Como eu te percebi!!!!! " (nesta altura já devem ter percebido o porquê da utilização de cinco pontos de exclamação sempre que tento embelezar uma frase);
Como todos te percebemos tão bem, quando após a marcação daquela grande penalidade, ficaste verde de fúria e nem a camisola se conseguiu aguentar colada no corpo, tal era a dor que no teu grito de revolta se lia bem, mas que ali passou a ser deveras sentida por aqueles que de forma impune te quiseram prejudicar....
Tú, qual força da natureza, és a personificação do SUPER-HERÓI CONTEMPORÂNEO, daqueles que nunca desistem, seja qual for o sector em que desenvolvam a sua actividade. Por isso, o que presenciámos neste Domingo, se para mais nada interessar que possa servir para certas personagens (aquele pessoal invejoso do costume) porém o Tico e o Teco a funcionar (o último dos moicanos do sistema neurológico) e perceberem que nesta vida nada está adquirido, que o que é hoje não é amanhã, e que com força de vontade movemos montanhas, mesmo que nos queiram impedir de chegar ao lugar que merecemos por mérito próprio.
A vingança a que eu assisti sentado, no meu muy nobre e verde sofá confortavelmente instalado no centro do meu escritório (senão perceberem esta alusão vide para o efeito Taveiróvsky - o alegre conquistador), no centro norte do sopé da montanha, fez-me acreditar, não em ti ou no teu clube, mas no poder que cada homem tem, de por si só modificar algo em determinado momento.....
Nos variadíssimos sectores deste muy vil e decadente «mundo laboratoris» (provavelmente esta expressão inexiste, mas se o nandinho fala de forma extra-sensorial apenas para pontapear o ego, porque não posso eu também fazê-lo????? - questiona este singelo tuga), o bichinho que dispõe de habitáculo no centro desta nossa pequenina terreola prefere, porque é mais cómodo, enaltecer sempre uma estrondosa derrota/humilhação, em prejuízo de uma grande vitória, de uma grande lição (será o encarnado - não digo vermelho porque não é chique - mais bonito que o azul?????). Para sustentar esta gloriosa afirmação, justiceira mesmo, atente-se nas linhas editoriais de determinados jornais desportivos e na capa dos mesmos. Como me apeteceu clamar, berrar por justiça quando após um desempenho épico numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões, uma determinada equipa do Minho nem honras de primeira página mereceu. Foi mais engraçado falar e dissertar sobre uma possível contratação de um determinado jogador que nem se veio a consumar, para variar só um bocadinho!!!!!
É por isso que tanto no desporto, como na vida, é importante aparecerem Super-Heróis. Mesmo esquecidos, por vezes, as figuras supra mencionadas têm o condão de, humildemente e com o suor do seu trabalho, estarem sempre um pouco mais acima de todos os outros, curiosamente sem avocarem a si as luzes da ribalta.
Na medida em estamos carecas de saber como é que isto funciona, que nada vai infelizmente mudar, é aqui que o Super-Herói desempenha um muy importante papel social, servindo de grito de alerta, de grito de revolta, contra aqueles que de forma arrogante passeiam a sua petulância e contribuem para a mediania dos tempos.
Assim, Incrível Hulk, incluo-te nesta categoria, mostraste ser um rebelde com causa, destruíste, esmagaste, humilhaste os infelizes e estás verdadeiramente lá, no sopé da montanha, no lugar habitado somente pelos deuses duma sociedade justiceira. Ainda foi pouco o que fizeste, pois TÚNEIS DA NOSSA PERDIÇÃO EXISTEM POR AÍ AOS MILHARES, mas pelo menos este foi reduzido a cinzas por ti .....
No mundo do Direito Processual Civil, LOL, é com a petição inicial que o autor apresenta as razões de facto e de direito que pretende levar a juízo concluíndo com a apresentação do pedido. Assim, seguindo este modelo alegórico, apresentadas que foram as minhas razões, só falta mesmo concluir então, não com um pedido, mas sim com umas pequeninas grandes frases (cfr. «O valor das pequenas coisas», de Roque Schneider):
Porque a vingança é de facto aquele pratinho que não necessita de ser aquecido no micro-ondas
&
Porque de facto HULK ESMAGA, HULK HUMILHA DE FORMA BRUTAL OS SEUS "INIMIGOS",
Então, que a partir de hoje se saiba que onde houver injustiças, haverá sempre um Super-Herói pronto para esmagar os vermes deste país (desculpa Jorge Nuno mas tive que recorrer a uma citação tua).
Porque nunca duvidei da mítica frase, HULK ESMAGA!!!!!,
Sem mais assunto, vou assinar,
«The Punisher»
De facto, e porque sou benfiquista, obviamente que não concordo com a maior parte do que aqui foi dito!
ResponderEliminarMas ao lêr este texto, dei por mim a pensar se seria possível ver, um jogador do benfica por mais raiva que este tivesse, a desfazer o Porto?
Infelizmente conclui que não!
Algo de muito estranho se passa lá em cima que coloca toda a concorrência a léguas de distância...
Só mesmo este maluco para traçar um paralelismo entre o desporto e a sociedade dos tempos que correm!
ResponderEliminarLOL!
Realmente concordo com sua excelência, estamos a precisar de super-heróis, principalmente das porcalhonas que muito alegram as minhas saídas á noite!
Autênticas heroínas da sociedade.
Mas uma coisa te digo, enquanto benfiquista e sem ser faccioso, acho que tens muita razão em algumas coisas que disseste e não posso dizer que tenha ficado admirado com a tareia que levamos!
Para além do sentimento de vingança que aquele clube instiga nos seus jogadores, o facto é que toda a estrutura o porto está organizada somente para a vitória, embora por vezes de forma um pouco ilegal..
O resto é conversa e infelizmente parece que os clubes de lisboa estão destinados a ficar apenas com os restos.
O sporting é que se não se mete a pau qualquer dia está a lutar é pela liga Orangina, LOLOLOL!!!
epah nao escrevas tanto que eu nao consigo ler e doiem me os olhos (a idade nao perdoa!)
ResponderEliminarLido 1/4 do texto supra.. a duvida que se me coloca é a seguinte:
Onde raio fica o sopé da montanha ?
sigo a minha bussola e vou caminhando até lá..
quando chegar lá acima darei noticias aos caros bloguistas!
Avé César!
"Some men see things as they are and ask why. Others dream things that never were and ask why not.”
George Bernard Shaw
O sopé da montanha, caro Não Gosto de Badas armadas em Princesas!!!!, encontra-se localizado no Nepal, na mais alta das montanhas.
ResponderEliminarO sítio supra mencionado serve de local para as reuniões dos grandes mestres, Gurú Jr. e mística Raposa, os últimos cavaleiros Jedi.
Estes têm vivido a sua nobre vida ensinando petizes a manejar o sabre da luz, na luta intermitente contra as poderosas badalhocas, o «Rose side of the Force» ou Purple Side conforme alega o Obi Gurú Jr. Kenobi.
Para este a utilização correcta do cajado da luz nas badalhocas é de vital importância, pois faz as badalhoquitas sorrir de orelha a orelha....
Lolitas vocês possuem um mundo de saber que muito nos alegra!!!!!
Fdxxx...........
ResponderEliminarQue skillfull dum cabramm!!!
Cajado da luzzz...LOLOLOLOL!!!
Mas que porrada de alucinógenios é que este pessoal anda a emborcare?
Hulk o Super-Herói? Que esmaga os túneis da perdição?
Cum caralho!!!
Mas donde é que saíram estes manoeis!
De acordo com determinadas coisas que aqui tenho lido acho que vocês perderam juízo de vez!
Taveirosky o alegre conquistador, lololl, nunca me ri tanto na minha vida